17/03 – Dia de Tributo a Nat King Cole com Rico Baldacci Trio

by

Se você é fã de jazz e do lendário Nat King Cole, não pode perder o Tributo a Nat King Cole por Ricardo Baldacci Trio, que acontecerá no dia 17 de Março, às 22h30, no Barletta Restaurante, localizado na Alameda Tiête, 360. Este show é uma homenagem ao legado deixado por um dos maiores artistas do século XX.

Nat King Cole foi um pianista virtuoso, um cantor excepcional, um compositor talentoso, um colecionador de sucessos, um ativista, um apresentador e um ator. Ele deixou sua marca na indústria do entretenimento, na música popular e no jazz. O Tributo a Nat King Cole por Ricardo Baldacci Trio, além de lembrar os principais sucessos do artista, apresenta também as músicas mais importantes da primeira fase jazzística de Cole, dessa forma, valorizando a apresentação no formato do trio sem bateria, um dos favoritos do artista.

Entre as canções apresentadas, estão: Unforgettable, L.O.V.E, Too Young, Straighten Up and Fly Right, Sweet Lorraine, Smile, Mona Lisa, Walkin’ my Baby Back Home, Route 66, entre outras. Cada música é comentada com sua importância histórica e para a trajetória de Cole, o que proporciona uma experiência ainda mais enriquecedora para o público.

OPORTUNIDADE

Ricardo Baldacci tem se dedicado exaustivamente aos arranjos do Nat King Cole Trio e os reproduz como na época das gravações originais com seu grupo, incluindo algumas releituras. Assim, essa apresentação é uma oportunidade ímpar para relembrar canções que conscientemente ou não fazem parte do imaginário popular, que construíram a história do jazz e do pop. Através de uma apresentação digna, com todo o respeito devido à tradição do estilo, dando um leve toque de contemporaneidade, dar-se-á a homenagem.

ONDE

Se você é um amante do jazz, do trio de jazz e de Nat King Cole, não pode perder este evento especial. Garanta seu lugar agora e viva uma noite inesquecível de música e história. Lembre-se, o Tributo a Nat King Cole por Ricardo Baldacci Trio será no dia 17 de Março, às 22h30, no Barletta Restaurante, na Alameda Tiête, 360. Venha se emocionar com a obra deste ícone da música e sua contribuição para a cultura musical mundial.

SOBRE NAT KING COLE

Nat King Cole foi um dos artistas mais importantes do século XX, deixando um legado inestimável na história da música popular e do jazz. Ele nasceu em 17 de Março de 1919, em Montgomery, Alabama, e começou sua carreira musical como pianista em uma igreja local. No entanto, foi no trio de jazz que Cole encontrou seu lugar e se tornou um dos grandes expoentes do gênero.

Em 1937, Nat King Cole formou o Nat King Cole Trio com Oscar Moore na guitarra e Wesley Prince no baixo. Com essa formação, Cole começou a gravar e a fazer sucesso, apresentando-se em locais como o Apollo Theater, em Nova York. O trio se destacou pela forma única de tocar e cantar, com Cole assumindo o papel de líder e vocalista.

Ao longo de sua carreira, Nat King Cole gravou mais de 700 músicas e vendeu mais de 50 milhões de discos. Ele também foi o primeiro artista negro a apresentar um programa de televisão nos Estados Unidos. Além disso, foi um ativista pelos direitos civis, lutando contra o racismo e a segregação.

O Nat King Cole Trio teve um papel fundamental na evolução do jazz, influenciando muitos músicos que vieram depois dele. Cole foi pioneiro ao incluir vocais em suas apresentações de jazz, o que se tornou uma marca registrada do trio. Ele também foi um dos primeiros músicos negros a gravar com uma grande gravadora, a Capitol Records.

Após a dissolução do Nat King Cole Trio em 1965, Cole continuou a fazer sucesso como cantor solo, gravando músicas como Unforgettable e Mona Lisa. Infelizmente, ele faleceu precocemente em 1965, aos 45 anos, devido a complicações causadas por um câncer no pulmão.

Em resumo, Nat King Cole é um ícone do jazz e do trio de jazz, que deixou um legado inestimável na música popular. Seu trabalho influenciou muitos artistas e ajudou a evoluir o gênero. O Nat King Cole Trio foi uma das maiores contribuições de Cole para a música, destacando-se pela forma única de tocar e cantar. Sua biografia é uma história de sucesso, luta e dedicação, e sua obra merece ser estudada e revisitada.

SOBRE O RICARDO BALDACCI E O RICARDO BALDACCI TRIO

Ricardo Baldacci é cantor/guitarrista de swing jazz. Possui em seu repertório as pérolas do Cancioneiro Norte-Americano, que aliadas ao seu trio sem bateria, numa referência ao seu ídolo Nat King Cole, promovem uma tradução das canções da Era do Rádio em renovadas performances jazzísticas.

Idealizado em 2010, o Ricardo Baldacci Trio, vale-se da linguagem criada pelo trio de Nat King Cole e seus discípulos (John Pizzarelli, Diana Krall, Oscar Peterson, Ray Charles) como veículo para sua própria expressão artística que funde o swing jazz, as raízes do bebop e flerta com o pop.

RICARDO BALDACCI – CANTOR GUITARRISTA

Paulistano, auto-didata, influenciado por artistas como Nat King Cole, Frank Sinatra e John Pizzarelli, reinterpreta o swing-jazz das décadas de 1930, 40 e 50. Já se apresentou em Festivais de Jazz nos EUA, Suécia, Argentina e lançou três CDs como líder. Já gravou com Martin e Bucky Pizzarelli, Larry Fuller e Angela Maria.

PageLines