Aulas de guitarra-jazz e aulas de canto

Aulas de guitarra-jazz! Vamos aprender?

Que tal ingressar numa jornada de alegria e transformação que só a música pode dar?


Aprenda a improvisar e a acompanhar visitando o trabalho dos mestres e com alguém disposto a fazer o máximo para que você toque. O objetivo das minhas aulas é abordar a guitarra de uma forma direta, sem mistérios, usando todos os recursos para fazer música. Sem exercícios que não tenham uma aplicação objetiva e pragmática. Desta forma, basta um violão ou uma guitarra e vontade de aprender para que você tenha resultados. Cada aluno(a) terá um tratamento diferenciado de acordo com o seu objetivo, grau de conhecimento e tempo disponível para estudo durante a semana. Assim, as aulas ficam certas, adequadas a cada nível, para que você não perca o seu tempo e veja progresso. Acabou a história de ficar procurando material que não deve focar no momento. Tudo isso serve tanto para iniciantes, quanto para quem já toca guitarra.

Aulas de guitarra-jazz, os estilos abordados serão o Swing e Early-Bop.

O cantor e guitarrista Rico Baldacci abriu vagas de aulas de guitarra-jazz e canto individuais ou em grupo. O foco é a linguagem do Jazz e do Blues.

A metodologia de ensino nas aulas de guitarra-jazz com ênfase no swing jazz e early bop é uma abordagem que visa transmitir aos alunos a técnica, a teoria e a prática necessárias para tocar esses estilos com autenticidade e fluidez.

O swing jazz é um estilo que se desenvolveu na década de 1930 e se caracteriza pelo ritmo pulsante e pela improvisação melódica, baseada em escalas e arpejos. Já o early bop, também conhecido como fase inicial do bebop, surgiu na década de 1940 e introduziu novos conceitos harmônicos, melódicos e rítmicos, além de uma abordagem mais complexa da improvisação.

Para ensinar guitarra jazz com ênfase no swing jazz e early bop, é importante revisar a técnica básica do instrumento, incluindo a postura correta, a posição das mãos, os acordes básicos e a técnica de palhetada. Em seguida, é preciso abordar os elementos específicos desses estilos, como os ritmos swing e bebop, as escalas e arpejos utilizados, as progressões harmônicas e os padrões rítmicos típicos.

Uma das principais ferramentas para o ensino de guitarra jazz é a transcrição de solos e temas de grandes músicos do estilo, como Charlie Christian, Django Reinhardt, Bucky Pizzarelli, John Pizzarelli, Barney Kessel e até mesmo Wes Montgomery e Pat Martino, entre outros. Ao transcrever esses solos, o aluno pode estudar as técnicas de fraseado, ornamentação e articulação utilizadas pelos grandes mestres, além de aprender a aplicar essas técnicas em suas próprias improvisações.

Outra estratégia importante é o estudo de padrões rítmicos típicos, abertura de acordes, conduções de vozes do swing jazz e do early bop, como nos estilos de swing, baladas, charleston, shuffle e bebop. É importante que o aluno domine esses padrões para poder tocar com fluidez e naturalidade dentro dos estilos.

Além disso, é essencial que o aluno guitarra-jazz tenha uma boa compreensão da teoria musical, incluindo a harmonia, a melodia e a estrutura das músicas de jazz. Isso permitirá que ele compreenda as progressões harmônicas utilizadas nos standards de jazz e crie suas próprias improvisações a partir dessas estruturas.

Os alunos serão apresentados, através de canções, às diferentes formas de condução rítmica, acordes e aos recursos de improvisação, seguindo a tradição de como guitarristas de jazz consagrados enxergam seus instrumentos.

Será dada muita ênfase na construção de repertório.

O objetivo é abordar a guitarra de uma forma direta, sem mistérios, usando todos os recursos para fazer música. Sem exercícios que não tenham uma aplicação objetiva e pragmática. Aulas on-line ou presenciais em São Paulo Capital, perto do metrô ou em domicílio do aluno.

Em resumo, a metodologia de ensino de guitarra jazz com ênfase no swing jazz e early bop envolve uma combinação de técnica, teoria e prática, com ênfase na transcrição de solos, no estudo de padrões rítmicos e na compreensão da harmonia e da estrutura das músicas de jazz. Com dedicação e prática regular, o aluno poderá desenvolver sua técnica e sua criatividade, e se tornar um guitarrista de jazz autêntico e versátil.

Programa das aulas de guitarra-jazz

Notas no braço do instrumento, construção de campo harmônico e estudo de intervalos e acordes, progressões harmônicas e análise harmônica. Os alunos aprendem a construir acordes a partir das notas da escala, como construir progressões harmônicas eficazes e como usar substituições de acordes para criar tensão e resolução. A teoria da improvisação ensina aos alunos como construir frases melódicas e improvisar sobre progressões harmônicas.

Palhetada

Improviso: o blues I-IV-V, transcrições de Charlie Christian, visualização de shapes, caminhos melódicos e estudos de cromatismos, substituições, Herbie Ellis, modern blues, rhythm changes e standards, Barney Kessel, Tal Farlow, princípios comuns a George Benson, Wes Montgomery e Pat Martino.

Comping vozes, inversões, Freddie Green, padrões pianísticos, adequação à diferentes formações.

Aula de canto: uma abordagem 100% prática, de formação de repertório e interpretação. Os alunos gradativamente aprendem mais sobre a linguagem do jazz à medida que passam a ter domínio da melodia, letra, rítmo, forma e assim desenvolvem afinação e técnica.

O objetivo é que em alguns meses de aula os alunos estejam aptos a conseguir realizar uma apresentação curta com banda de maneira semi-profissional.

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Rico Baldacci é natural de São Paulo, em sua carreira, tem três discos lançados e apresentações nos EUA, Suécia, Paraguai, Argentina e claro, Brasil. Baldacci já foi citado como referência do Swing Jazz no Brasil (Jornal A Tarde,Salvador). Seu estilo de tocar já foi comparado a John e Bucky Pizzarelli (Jornal A Tribuna, Santos) e seu jeito de cantar é remanescente de Nat King Cole (ABC, Assunção, Paraguai).

Iniciou seus estudos na guitarra blues em 1992 com Carlos Quefrem. Em 2003 teve aulas com Michel Leme no Conservatório Souza Lima, buscando contato com a linguagem jazzística. Estudou com músicos como Adriano de Carvalho, Joseval Paes, Pedro Simão, Rudy Arnault, Bucky Pizzarelli e Howard Alden. 

Seu direcionamento artístico voltou-se para a reinterpretação do Cancioneiro Popular dos anos 1920 aos 1950 e sua integração com o jazz. 

Estreiou na noite de São Paulo em 2005 e em 2010 lançou o projeto Rico Baldacci Trio, acompanhado de piano e baixo acústico.